EDITAL - 3º PRÊMIO DE MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA
Através deste edital, a Tom Maior abre as inscrições para o 3º Prêmio de Música Instrumental Brasileira 2025, tendo Ivan Lins como compositor brasileiro homenageado.
1.DA INSCRIÇÃO
1.1 Poderão se inscrever, gratuitamente, candidatos brasileiros nascidos ou naturalizados, desde que comprovadamente brasileiros, por meio de cópia da identidade.
1.2 As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas no período de 25 de julho 2025 até às 23 horas e 59 minutos do dia 25 de outubro de 2025, por meio do Formulário Google Online, acessível através do endereço eletrônico: premiodamusicainstrumental.com.br
1.3 Para acessar os Formulários Google Online é necessário estar conectado por meio de usuário e senha vinculados à plataforma Google.
1.4 Os participantes deverão se inscrever no concurso com:
- uma composição instrumental inédita e autoral, e,
- uma versão instrumental, com arranjo específico, elaborado pelo participante, para uma obra de livre escolha do compositor homenageado que nesta edição do Prêmio, será o músico Ivan Lins.
1.4.1 As duas músicas inscritas poderão ter duração máxima de até 7 (sete) minutos cada.
1.5 A composição autoral não pode ter sido premiada nas edições anteriores deste Prêmio.
1.6 O participante deverá enviar as duas músicas através de gravação de vídeo, executadas de forma ao vivo e sem cortes/edições no formato disponível na plataforma YouTube.
1.7 As gravações recebidas serão consideradas para a seleção, sendo de inteira responsabilidade do proponente a qualidade do material enviado.
1.8 O(A) autor(a) da composição e/ou seu representante legal, deverá ser obrigatoriamente o responsável pela inscrição.
1.9 Quando se tratar de parcerias, qualquer um(a) dos(as) compositores(as) poderá realizar a inscrição desde que no caso de co-autoria haja a assinatura.
1.10 Caso seja selecionado, o(a) co-autor(a) que não for o(a) responsável pela inscrição deverá preencher uma declaração de participação, autorizando a participação da música no festival.
1.11 A organização, por meio da Tom Maior, não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica de computadores, falhas e congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados e o recebimento de informações.
1.11.1 Recomenda-se ao usuário, ao efetuar as etapas de preenchimento e envio da inscrição, realizar a captura de telas ("prints"), além de armazenar outros documentos que lhe sirvam como histórico de orientações fornecidas pela organização durante todo o certame.
1.11.2 Finalizada e enviada a inscrição via o Formulário Google On-line de que trata esta seção, o proponente receberá uma confirmação automática com a cópia do material enviado. Sugere-se a guarda desta confirmação, pois este será seu único comprovante para fins deste Edital.
1.12 Ficam impossibilitados de serem proponentes neste edital parentes diretos de funcionários do Tokio Marine Hall ou das empresas patrocinadoras, jurados, curadores, membros da organização e seus parentes até 2º. gráu.
2. DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO TÉCNICA (CAT)
2.1 A Tom Maior será responsável pela contratação da equipe que fará parte da Comissão de Avaliação Técnica (CAT), a qual será composta por profissionais técnicos, renomados e de especial saber artístico-cultural que, além de realizarem a análise técnica dos trabalhos, poderão atuar, ainda, como pareceristas ou jurados durante a execução das atividades.
3. DA SELEÇÃO E PARTICIPAÇÃO
3.1 Todas as composições inscritas serão analisadas pela CAT, que fará a seleção dos 12 (doze) participantes, utilizando, unicamente, os vídeos enviados através do link digital no ato da inscrição.
3.2 A avaliação a ser realizada pela CAT atenderá aos critérios e pontuações estabelecidos por meio da seção 4 deste Edital.
3.3 Os 12 (doze) participantes selecionados farão parte da SEMIFINAL e deverão se apresentar ao vivo com as duas obras musicais inscritas, no dia 26 de novembro de 2025.
3.3.1 Da SEMIFINAL serão selecionados 6 (seis) participantes para a FASE FINAL que se apresentarão no dia 27 de novembro de 2025.
3.3.2 Os horários e a ordem de apresentação das músicas serão definidos, oportunamente, pela organização e produção do Prêmio.
3.3.3 O local de realização da SEMIFINAL e da FINAL será no TOKIO MARINE HALL, R. Bragança Paulista, 1281 – Vila Cruzeiro, São Paulo – SP, 04727-002.
3.4 O processo de análise dos jurados será sigiloso, desidentificado e feita de forma coletiva.
4. DOS CRITÉRIOS PARA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
4.1 Todo o processo de seleção, em todas as fases, será realizado pela CAT que utilizará notas parciais de 0 a 10 (zero a dez), aceitando-se casas decimais, que serão atribuídas para cada um dos critérios abaixo:
a. Criatividade e originalidade (peso 3)
b. Qualidade artística (peso 2)
c. Qualidade técnica (peso 2)
d. Interpretação (peso 3)
4.1.1 A nota final de cada proponente será composta pela fórmula descrita abaixo:
Nota final = nota a.3 + nota b.2 + nota c.2 + nota d.3
10
4.1.2 Em caso de igualdade de pontuação final, será considerado para desempate a maior nota atribuída ao critério de "Criatividade e originalidade". Permanecendo o empate, será considerada a maior nota do critério "Interpretação", ainda permanecendo o empate, a decisão final caberá à CAT.
4.1.3 Não haverá sobreposição de notas, ou seja, em cada fase do prêmio, as notas serão atribuídas novamente desconsiderando sua pontuação anterior.
5. DA PREMIAÇÃO
5.1 Da FASE FINAL, onde concorrerão 6 (seis) participantes selecionados, serão concedidos os seguintes prêmios:
a) Primeiro Lugar - R$ 30.000,00 mais troféu de premiação;
b) Segundo Lugar - R$ 20.000,00 mais troféu de premiação;
c) Terceiro Lugar - R$ 10.000,00 mais troféu de premiação;
d) Melhor intérprete - R$ 10.000,00 mais troféu de premiação;
e) Voto Popular - R$ 10.000,00 mais troféu de premiação;
5.2 A votação popular se dará apenas na FASE FINAL, será realizada através de link QR code distribuído para o público presente no dia 27 de novembro de 2025 e não influi no resultado final, sendo uma categoria separada.
5.3 Os selecionados, premiados em 1º, 2º e 3º lugares, poderão ainda, cada um deles, agendar uma diária para gravação de audio, no Estúdio TRAMA NA CENA, seguindo as informações abaixo:
a) O estúdio oferece a possibilidade de gravação de até 3 (três) faixas de áudio;
b) O estúdio oferece a possibilidade de mixagem de somente 1 (uma) faixa de áudio gravada por eles;
c) A diária oferecida pelo estúdio deverá ser agendada até 20 de fevereiro de 2026 e compreende estritamente o período de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 21h00;
d) Após a data de premiação, a partir do dia 27 de novembro de 2025, cada selecionado premiado deverá entrar em contato com o Estúdio TRAMA NA CENA, pelo 11.5531.5056, para realizar o agendamento da gravação e informar seu rider técnico base, estando sujeito à disponibilidade de datas, às condições técnicas, às condições de estrutura e às normas gerais estabelecidas pelo Estúdio TRAMA NA CENA.
5.4 Durante as fases SEMIFINAL e FINAL, o selecionado deverá se apresentar ao vivo, presencialmente, no TOKIO MARINE HALL, como condição obrigatória para poder receber os prêmios definidos nos itens 5.1 e 5.3.
5.5 Os premiados autorizam o uso das obras inscritas e das apresentações ao vivo para fins de divulgação institucional, sem ônus à Tom Maior e aos patrocinadores, incluindo veiculação em meios digitais, televisão, rádio e outras mídias, sempre com os devidos créditos ao artista.
6.DO CRONOGRAMA
● Lançamento e início do período de Inscrições - do dia 25/07/2025 até 23h59min do dia 25/10/2025
● Publicação dos selecionados - 05/11/2025
● Semifinal - 26/11/2025
● Final - 27/11/2025
7.DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 O envio das inscrições significa a concordância e aceitação de todas as condições dispostas no presente edital.
7.2 Os participantes tomam ciência através deste edital que cedem os direitos de uso da imagem, pertinentes à ação, incluindo divulgação em TVs, mídias e redes sociais.
7.3 A Tom Maior não se responsabilizará pelas despesas dos participantes com alimentação, hospedagem e transporte.
7.4 Todas as informações referentes ao 3º Prêmio da Música Instrumental Brasileira, incluindo as etapas desde a publicação do edital, inscrição, divulgação dos selecionados até a programação do evento, serão disponibilizadas no site da Tokio Marine Hall e em suas redes sociais.
7.5 Os casos omissos e as situações não previstas neste Edital serão dirimidos pela organização e produção representadas pela Tom Maior.
7.6 Os participantes assumem total responsabilidade pela autoria das obras enviadas, isentando a organização de quaisquer encargos legais decorrentes de eventual uso indevido de material de terceiros.
7.7 Caso o participante necessite de recursos de acessibilidade deverá nformar no ato da inscrição para que a organização possa atender adequadamente.
7.8 O presente edital poderá ser alterado, suspenso ou revogado a qualquer tempo, por motivo de interesse público ou por exigência legal, mediante aviso prévio divulgado nos canais oficiais da organização.
7.9 A organização não se responsabiliza pelo deslocamento, estadia e alimentação dos inscritos em qualquer fase da execução do edital, incluindo as gravações descritas no item 5.3.